Filosofia do Instituto São José
O Instituto São José tem por princípio
Buscar a formação para uma vida cristã com base nos valores éticos de convivência;

Oferecer uma prática docente inclusiva que favoreça a construção da cidadania;

Reconhecer no passado as vivências positivas que possam servir de suporte para um fazer pedagógico de qualidade no presente, com vistas para uma vida futura mais solidária, voltada para a reconstrução de uma sociedade mais justa e democrática.
O Instituto São José tem por finalidades
- A construção da cidadania, através do ensino fundamental e médio;

- O amparo à juventude;

- Assistência aos cidadãos menos favorecidos.
Objetivos do estabelecimento
Formar cidadãos comprometidos com os valores cristãos, éticos, sociais e culturais, através da investigação e análise crítica de conceitos prestabalecidos, possibilitando a construção do conhecimento e a conseqüente mudança de atitudes para uma melhor qualidade de vida na sociedade.
Objetivos do ensino fundamental
Oportunizar ao educando a construção do seu saber, através da vivência de aprendizagens concretas, desenvolvendo suas habilidades e capacitando-o para a compreensão de valores que contribuam para sua formação global, considerando seu tempo psicológico e a continuidade da construção de seu saber.
Objetivos do ensino médio
Oferecer ao educando uma formação sólida, intelectual, favorecendo o amadurecimento psico-social, elucidando e confirmando a identidade pessoal, desenvolvendo as habilidades necessárias para enfrentar os desafios da vida e participar do mundo do trabalho com capacidade, coerência, criatividade e perseverança.